Pr. Bruno Garreto
INTRODUÇÃO - Como é bom saber que o nosso Jesus foi nos preparar uma morada no seu, um lugar de ruas de ouro, muros de pedras preciosas, o rio da agua da vida, um lugar onde não haverá choro nem sofrimento, mas, só a paz e alegria eterna se acharão nessa cidade. Aleluia!!!!!
A razão pela qual percebemos a alegria é porque também existe a tristeza. Quando passamos pelo dia mal, pelo vale da sombra da morte, então, percebemos o quanto éramos felizes. Todos nós já ouvimos essa frase; “Eu era feliz e não sabia”. Geralmente não nos damos conta das coisas boas a nossa volta, até que, algo ruim aconteça. De fato o céu, para nós hoje mais parece uma lenda bíblica que nunca vai se tornar realidade, do que uma esperança verdadeira, assim também como o inferno. Ambos são tão reais quanto o mundo físico em que nossa matéria vive, porém, um dia todos nós iremos para um determinado lugar.
PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO? Uma das respostas erradas em que o ser humano acredita é que só Deus sabe para onde iremos. No entanto, não é verdade. A palavra nos confirma em vários versículos que podemos ter a certeza da nossa salvação.
Mt 10:22 Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
Mc 16:16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Jo 3:17-18 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. :18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Rm 10:9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
Estes textos nos mostram que a certeza de salvação, nós a conquistamos aqui na terra em vida e não depois da morte. Já sabemos que existe céu e um meio de ir para lá é Jesus. Então precisamos nos esforçar para ir para esse lugar e valorizar a vitória na cruz que é o nosso passaporte de entrada na glória, porque se não valorizarmos nosso destino será o inferno.
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O INFERNO?
Mt 5:22 “Porém Eu ampliei aquela regra, e digo que basta que vocês fiquem com raiva, mesmo que seja só em casa, para que corram já perigo de julgamento! Se vocês chamarem um amigo de idiota, correm o perigo de serem levados perante o tribunal. E se amaldiçoarem alguém, correm o perigo das chamas do inferno”.
Sinta o peso da responsabilidade de não brincarmos até mesmo com nossas palavras, pois, elas podem nos levar para o inferno. Observe que Jesus fala das chamas do inferno.
INFERNO – grego geenna - de origem hebraica Gay – 1- vale, depressão, desfiladeiro e Hinom = “lamentação”; “Geena” ou “Geena de fogo” traduz-se como INFERNO, isto é, o lugar da punição futura. Designava, originalmente, o vale do Hinom, ao sul de Jerusalém, onde o lixo e os animais mortos da cidade eram
jogados e queimados. Também eram oferecidos sacrifícios humanos (incluindo a consumação de crianças no fogo, em honra ao deus Moloque). É um símbolo apropriado para descrever o perverso e sua destruição futura. Entendemos, então, que o inferno é um vale de lamentação que queima.
Por não conseguirmos ver o inferno no plano físico imaginamos que não seja real e, por ter essa impressão brincamos com a realidade. Olha o quanto é serio e, Jesus nos deixou uma preocupação se estamos ou não nos afastando cada vez mais desse lugar.
Mt 5:29-30 Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. :30 E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno".
Jesus é onipotente e sabe de todas as coisas, e ele sabia que no céu não entraria por meio de um purgatório e nem que no fim das contas ele perdoaria todo mundo de qualquer jeito, então, porque ele nos avisou que se o nosso olho ou mão nos fizer pecar é melhor arrancar e jogar fora, do que entrar todo o corpo no inferno? Por que ele sabia que seria e é mais fácil entrar no inferno do que entrar no céu. Por qualquer pecado podemos ir para o inferno. No céu, não é de qualquer maneira na nossa caminhada cristã que se entrará lá. Se não formos cristãos autênticos, o céu não será nossa morada eterna. Quando o texto diz para corta, no original é isso mesmo, cortar, lançar fora, remover.
OUTRA VERDADE. Tememos os homens que podem matar o nosso corpo, mas, não temos o diabo, que pode matar o corpo e a alma no inferno.
Mt 10:28 Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.
DUAS DEFINIÇÕES ATRIBUÍDAS AO INFERNO
1º - O HADES OU SHEOL
(Lc 16.19-31) Jesus conta uma historia sobre um homem rico e o mendigo chamado Lazaro. O detalhe desta historia, é que ambos morreram e foram para lugares “diferentes”, Lazaro para o seio de Abraão e o rico para o inferno. Nesse texto a palavra no original é HADES. Hades não Geena descrito em (Mt 5.22), mas a habitação dos mortos no mundo inferior, até o juízo final.
PONTOS A OBSERVAR;
1) O HADES é um lugar de tormento (v.23, 25);
2) É um lugar de chamas ardentes (v24);
3) Existe uma divisória nesse lugar (v.26);
4) É um lugar onde se tem consciência dos fatos (v.25a);
5) Não se pode sair do HADES para o seio de Abraão, nem voltar para terra (v. 26-31); Então concluímos que depois de morto não existe mais arrependimento.
Tanto gregos quanto judeus concluíram que o “HADES” ou o hebraico “SHEOL” são o mesmo lugar. E este lugar era usado tanto para os espíritos desencarnados bons ou maus. A diferença era que existia uma barreira de separação para ambos os lugares.
O lugar bom recebeu o nome de “paraíso”, de “seio de Abraão”. E a parte ruim é expressa pela palavra grega, TÁRTARO que tem sido usada para fazer alusão àquela parte do HADES onde os homens são punidos. Essa palavra é usada em 2Pe 2:4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;
A palavra que aqui é traduzida como inferno, no original é “TARTAROO”. Nome da região subterrânea, sombria e escura, considerada pelos antigos Gregos como a habitação dos ímpios mortos, onde sofrem punição pelas suas más obras; corresponde ao “Geena” dos judeus.
Então percebemos nesse texto de Lucas que tanto o rico quanto o mendigo Lazaro estavam no mesmo lugar, só que em compartimentos diferentes. Podemos ler sobre o HADES em (Mt 11.23; 16.18; Lc 10.15; At 2.27-31; Ap 1.18; 6.8; 20.13-14).
JESUS NA SUA MORTE DESCEU AO HADES E PREGOU AOS SEUS MORTOS.
Existe uma ideia de que o lado bom do HADES foi eliminado desde a ressurreição de cristo, com base na ênfase de Paulo ao terceiro céu.
(2Co 12.1,4) 1 É necessário gloriar-me, embora não convenha; mas passarei a visões e revelações do Senhor. 2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu... 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
(Ef 4.8-10) Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. 9 Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
(1Pe 3.18-20) Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, Rm 5:6; Hb 9:15; Hb 9:28; 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão 1Pe 4:6; 20 que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,
1Pe 4:6 Por isso mesmo o evangelho foi pregado também a mortos, para que eles, mesmo julgados no corpo segundo os homens, vivam pelo Espírito segundo Deus.
Essa ideia não é fortemente fundamentada nas escrituras, mas, uma coisa é certa, o HADES como lugar intermediário dos mortos existirá até o dia do juízo final, quando ele entregará seus mortos.
2º - O LAGO DE FOGO
(Ap 20:13) O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.
A ideia no apocalipse é que todos os espíritos descem ao Hades. Então, no julgamento final o hades entregará seus mortos. O lago de fogo descrito em apocalipse e o Geena descrito nos evangelhos podem ser o mesmo lugar. Assim, fica claro compreender que do HADES serão transferidos para o DEFINITIVO “lago de fogo”.
Hb 9:27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo.
DESCRIÇÕES DO LAGO DE FOGO
1. ARDE COM ENXOFRE
Ap 19:20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
2. TORMENTO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.
Ap 20:10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
3. SEGUNDA MORTE, LUGAR DEFINITIVO.
Ap 20:14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
4. LUGAR PARA QUEM NÃO TEM SEU NOME INSCRITO NO LIVRO DA VIDA
Ap 20:15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
5. LUGAR ONDE O VERME NÃO MORRE E SUA CHAMA NÃO SE APAGA;
Mc 9:44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.
6. QUEM VAI PARA O LAGO DE FOGO?
Ap 21:8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Ap 22:15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.
CÃES. Nesse texto significa: Pessoa de mente impura, impudente.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO LUGAR DE SOFRIMENTO ENCONTRADO NAS PARÁBOLAS DE JESUS
1) CHORO E RANGER DE DENTES (Mt 8.12) Choro nos fala de lamento e ranger de dentes é usado para denotar extrema agonia e desespero total das pessoas destinadas à punição eterna no inferno.
2) FORNALHA ACESSA (Mt 13.42) – aqui também nos lembra o Geena. Lugar que queima.
3) LANÇADOS NAS TREVAS (Mt 22.13) – nos fala da ignorância a respeito das coisas divinas e dos deveres humanos, e da impiedade e imoralidade que a acompanha, junto às suas misérias consequentes no inferno.
A única forma de não ir para o lago de fogo, segundo a palavra, é ter o nosso nome inscrito no livro da vida.
Ap 3:5 - O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.
Ap 21:27 - Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.
Ter o nome inscrito no livro da vida
Lc 10:20 Contudo, o importante não é que os demônios obedeçam a vocês, e sim que os seus nomes estejam registrados como cidadãos do céu".
Mt 25:34 - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Mt 25:41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário