domingo, 16 de fevereiro de 2014

O Padrão de Deus (Culto de Domingo 16/02/2014)


ü  Rm 12:2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
ü  1 João 2:15Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
ü  Efésios 5:17Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
ü  1 Tessalonicenses 4:3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

O mundo tem criado um padrão de conduta, tem criado suas próprias regras e meios, o problema é que esse padrão não é o de Deus, não são os seus modos e ele não esta satisfeito com esse padrão mundano.
CONFORMAR-SE –fala da mente e do caráter de alguém; ao padrão de outro, moldar-se de acordo com.
TRANSFORMAI-VOS –Grego metamorphoo1) mudar de forma, transformar, transfigurar; a aparência de Cristo foi mudada e resplandecia com brilho divino sobre o monte da transfiguração.

ü  Rm 12:2 Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês (Viva).

É tempo de mudar comportamentos, atitudes, afim de agradar ao nosso Deus.O nosso comportamento tem sido igual à conduta deste mundo, igual ao padrão do inimigo. O apostolo Paulo nos fala que quando nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados, nós andávamos segundo a conduta desde mundo (Ef 2.1-2). Uma vez que nos convertemos precisamos sair do padrão do mundo para viver o padrão de Deus.
Não podemos voltar a nos amoldar a forma desse mundo. O que Paulo nos fala em (Rm 12.2) é exatamente isso, não podemos entrar na forma do mundo. Nós cristão queremos nos vestir iguais ao mundo, andar, viver, pensar, agir, olhar etc. Quando nosso padrão é Jesus, a bíblia e os princípios de Deus estabelecidos nela.

O problema é que amamos o mundo e o que nele há, como expressou o Apostolo João, e isto demostra que o amor do pai não está em nós. A prova dessa verdade é a falta de amor e dedicação ao reino de Deus que temos tido, não há quem busque a verdade, quem se preocupe com o faminto, quem dê agua a quem tem cede, quem vista o nu e abrigue ao desabrigado.

Tg 1:27 O cristão puro e sem faltas, do ponto de vista de Deus o Pai, é aquele que cuida dos órfãos e das viúvas, e cuja alma permanece fiel ao Senhor - sem se contaminar nem se sujar em seus contatos com o mundo.

Precisamos entender que vivemos nesse mundo mais não somos daqui, ou seja, vamos ter contato com aquilo que desagrada a Deus durante nossa vida terrena, porém, não podemos nos deixar contaminar.
É possível sim está no mundo e não se contaminar. É preciso apenas renunciar, abrir mão dizer não.

O Padrão que o homem precisa viver para ser salvo é o de Deus e não o seu próprio padrão. Precisamos viver a palavra pura e verdadeira, se amoldar a ela, e não querer que ela se amolde a nós.
Cl 2:8 Não permitam que outros lhes estraguem a fé e a alegria com suas filosofias, suas soluções erradas e superficiais baseadas em ideias e pensamentos humanos, em lugar daquilo que Cristo disse.

Rm 16:17 Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.

Hb 13:9 Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

DIAS DE NOÉ NO SÉCULO XXI - A vinda de Jesus acontecerá como foi nos dias de Noé.O homem estará despercebido, cada um estará vivendo e fazendo sua vontade, a vontade dos seus desejos e derepente, aparecerá nas nuvens o filho do homem para arrebatar sua igreja (Mt 24.37-44).

JESUS jáusava esse simbolismoem debate com os fariseus (Lc 17.26-30). Lemos que no tempo de Noé. Antes daquele grande cataclisma dodiluvio, foi anunciada a advertênciacom tempo suficiente: porem, oshomens daquela época nãoencontraram tempo para ouvir os avisos sobre o juízo.
Também ha outra comparação interessante entre Noé,o diluvio, osacontecimentos daquele mundo antigo e nossa própriaépocahistórica.Pouco antes do fim do século XX alguns cientistas acreditam que asgrandes agitações naturais da terra, que se tornaram conhecidas comodiluviode Noé, foram provocadas essencialmente pela mudança do eixo daterra, o que teria tido o efeito de fazer irromper as aguas do abismo,fazendo os oceanos inundar grandes áreas de terras. A ciência,ultimamente, esta predizendo novamente essa possibilidade, e as profeciasque vêm da parapsicologia indicam que esse acontecimento terá lugar nofim do século atual ou pouco depois. Isso causaria muitas das catástrofes.

Os homens daquela época só se deram conta de que as profecias eram reais, depois que sobreveio grandes ondas de águas que os engoliram e pereceram. Para muitos não houve tempo nem de se arrepender, e por mais que desse, a porta da arca estava fechada.
O que nós estamos esperando para nos amoldar ao padrão de Deus? Uma catástrofe sobrevir a nós? Jesus voltar e percebermos que ficamos porque não quisemos renunciar o mundo e o pecado? O que você está esperando? O céu cair sobre a sua cabeça? Os sinais estão nos anunciando que é hora de fazermos concertos, de repararmos nossos caminhos, de alinharmos nossa vida com Deus.
A geração durante a qual viveu Noé era uma geração absorvida em simesma. Não tinha tempo para Deus, nem para santuários, nem paraorações, nem para meditação e nem para a busca espiritual.
Eram homensterrenos, preocupados apenas com as coisas deste mundo. Viviam como seestivessem descendo por um rio tranquilo, sem corredeiras, em umaembarcação luxuosa.Não esperavam encontrar rochas, cataratas ouabismos. Nem lhes vinha ao pensamento à ideia de que a viagem poderia terum fim súbito e doloroso. Não davam ouvidos a qualquer significação maisprofunda da vida.

William Morris escreveu acerca do nossoprogresso nestaspalavras: Antigamente eu realmente me inclinava ao desespero, porquantopensava que aquilo que os idiotas de nossos dias chamam de progressocontinuaria se aperfeiçoando: mais agora, felizmente, sei que tudo terá umfim súbito e repentino, a saber, assim, como foi nos dias de Noé.

(2Tm 3.1-5) 1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, 3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.
O v.42 nos orienta a VIGIAR. O que Jesus estava falando no original é que deveríamos tomar cuidado para que, por causa de negligência e indolência, nenhuma calamidade destrutiva repentinamente surpreenda alguém.
Indolência – 1. Insensível, apático 2. Preguiçoso, ocioso 3. Negligente, desleixado.
Os homens estão cada vez mais distraídos, cada qual vivendo do seu jeito. Assim também foi nos dias de Noé.
Ap 3:3 Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.

Nós não sabemos nem o dia e nem a hora, é preciso ficar apercebidos.Precisamos estar prontos e não se preparar.Todos os dias precisamos estar preparados para o retorno de Jesus. A questão é que muitos estão deixando os dias passarem e sempre deixando para se prepararem amanha.
A igreja deve ser mais sensívelpara com as grandes realidades espirituais do que fora Israel. A fim de garantir essa atitude de vigilância. Cada geração deve considerar apossibilidade de estar vivendo nos últimos tempos, e que todos essesacontecimentos podem ser completados dentro de breve período.
Ap 16:15 "Tome nota: Eu virei tão inesperadamente como um ladrão! Benditos todos aqueles que estão me esperando, que conservam de prontidão os seus mantos e não precisam andar nus nem envergonhados".
O padrão de Deus não é o nosso e isto precisa ficar claro em nossa mente. O padrão d’Ele, para que o possamos vê-lo é a santificação. A palavra diz que sem a qual ninguém verá a Deus (Hb 12.14).
Para obter santificação o processo ainda é o mesmo; a Cruz, a renuncia, morte das suas vontades, separação do mundo, não amar o mundo, viver como não sendo desta terra e etc.
A palavra já nos foi dada, os princípios estão sendo ensinados, as verdades estão sendo exportas a quem quiser ver, então, qual o problema? O problema é que nos tornamos apenas ouvintes da palavra e não praticantes. Tiago já nos alertava sobre isso (Tg 1.22).
Precisamos urgente voltar aos padrões de Deus em santificação, pureza, justiça etc. Antes que venha o juízo de Deus do qual não poderemos escapar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário