INTRODUÇÃO - A nuvem do Senhor tem se movido sobre você ou tem ficado parada? A nuvem era o símbolo de que Deus estava no meio do povo Israelita. Em (Nm 9.15-23) nos explica melhor como funcionava a orientação de Deus, para seu povo no deserto por meio da nuvem. Deserto nos comunica um tempo de dificuldade, escassez, lutas, dificuldades etc. É um tempo em que mais precisamos ouvir Deus, porém para aqueles que não andam na dependência d’Ele se torna mais difícil ainda.
O MOVIMENTO DA NUVEM – O v.17 diz que quando “a nuvem se movia” o povo se colocava em marcha, se ela parasse, então, eles paravam. No v.18 fala que segundo “o mandato do Senhor” os filhos de Israel partiam ou ficavam parados. Nos vs.19-23 diz que não importava se a nuvem “ficasse poucos ou muitos dias”, um ou dois dias, se apenas pela manha ou à tarde. Eles só se moviam quando ela se movesse. O interessante é que o texto deixa claro que esse era o mandato do Senhor, ou seja, eles entendiam que a nuvem era o “OK”, o sinal de Deus, para eles marcharem ou ficarem parados. Outro detalhe importante nesse texto é que quando a ordem era dada (a nuvem se movia) não importava se era dia ou noite (v.21b), eles faziam a vontade do Senhor. Noite e dia nos fala de tempos bons e tempos ruins. Deus queria que independentemente da circunstância eles obedecem sua vontade.
OBEDEÇA A SEU MOISÉS – Eles entendiam por meio da nuvem as orientações de Deus para suas decisões. Algo nos chama atenção no (v.23), “Eles cumpriam seu dever para com o Senhor, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés”. Nos versículos seis a nove deste mesmo capitulo encontramos um relato interessante. Houve uns homens que se contaminaram e, por causa disso, não podiam participar da pascoa, então, estes homens procuraram a Moisés e Arão para obter uma orientação da parte do Senhor, pelo que Moisés lhes respondeu; Esperai, e eu ouvirei o que o Senhor vos ordena (v.8).
OUVINDO DEUS EM TUDO - Após a ascensão de Jesus os onze apóstolos precisavam de mais uma pessoa para completar a equipe de 12 apóstolos. Existiam dois candidatos, sendo, José e Matias. Homens que acompanharam o ministério terreno de Jesus, não era qualquer um. Os onze apóstolos resolveram orar e perguntar ao Senhor quem deles dois deveria ocupar o lugar de Judas, então, por meio de sorte, Deus os deu o sinal de ‘OK’ que deveria ser Matias (At 1.15-26). Como você escolhe suas coisas?
APENAS FAÇA DEPOIS DE UMA PALAVRA DE DEUS - O apostolo Paulo antes de tomar decisões sobre suas viagens missionarias, ele primeiro consultava ao Senhor (Gl 2.1-2). Sem uma palavra de Deus, ele não realizava suas viagens.
APLICAÇÃO PESSOAL - Nosso maior desafio hoje, como filhos de Deus em um mundo distante do seu criador é ser submissos totalmente aquém nos formou. O que Ele deseja é que nos portemos em submissão a sua ordem, ao movimento da sua nuvem, se ela não se mover, então, não nos moveremos. O deserto é um tempo de provação difícil e se torna necessário ouvir a Deus. Obter dele uma palavra para as decisões que iremos tomar, de quais caminhos devemos trilhar, com quem devemos andar e etc. Se você não tem essa preocupação, é porque está andando fora da nuvem de Deus e, a nuvem além de ser o sinal, o “OK” do papai para nossas decisões, ela também é nossa proteção. Fora dela, estamos vulneráveis, estamos fora do aval do nosso Kirys (Senhor). Ele simplesmente dirá; “Você está fora da minha vontade, Eu não posso respaldar você nisso”. É nesse ponto que começa nossa derrota, não saber discernir a vontade do Senhor para nossas vidas. Mt 16:3 ... Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? O que Jesus está tentado nos dizer é que olhamos para o céu e sabemos quando vai chover ou não, porém, não sabemos discernir os sinais dos tempos.
Os sinais dos Tempos - nos fala de tempo fixo e definido, tempo em que as coisas são conduzidas à crise, a esperada época decisiva; tempo oportuno ou próprio; tempo certo; as coisas e eventos do tempo.
Conclusão – Espere primeiro a nuvem se mover e, só então, tome suas decisões. Enquanto um sinal, uma palavra ou uma revelação de Deus, não for posta no seu coração, a ordem d’Ele é;
NÃO SE MOVA SEM A NUVEM.
Escrito por: Bruno Garreto (Pastor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário